domingo, 17 de junho de 2012

O Que os Autores Levam em Conta na Hora de Montar um Elenco (Parte Final)


Voltamos com a segunda, e última parte, dos autores nos contando o que deve se levar em consideração na hora de montar o elenco de sua série. Anote as dicas que os três últimos autores do especial deram e faça uma feliz escolha na hora de escalar o seu elenco. E caso você tenha perdido a primeira parte do especial, o que eu acho bem difícil, segue o link para pegar as dicas dos outros autores.

Bárbara Herdy
Autora de Freak Out
Desenvolver uma série virtual é complicado em todos os seus quesitos desde a construção da história, plots, personagens e o temido elenco. Entre 10 autores, 11 temem construir seu elenco, além do mais, ele será o rosto de sua história, mesmo ela sendo fantástica e atraindo vários leitores, alguns atores e atrizes podem atrair muito mais público, principalmente com o desenvolvimento de belas fotos e vídeos que são utilizados para propaganda, tendo os atores certos a atração é fulminante.

Em Freak Out eu tive apenas dois elencos originais, o primeiro com diversos atores desconhecidos e o segundo com rostinhos mais familiares, confesso que cada vez mais famoso, mais fotos e vídeos se encontra do artista, mais fácil fica o seu trabalho como autor (em montagens e até mesmo no detalhamento do seu personagem), contudo eu faço parte da pequena turma que não me importo se o ator/atriz é famoso e sim, se ele é o personagem ao qual irá interpretar, já que quando o leitor for ler a história verá tal ator sendo o personagem, então é fundamental que o ator/atriz seja escolhido a dedo a partir das características escolhidas para o personagem; eu costumava fazer uma lista de atores/atrizes que mais combinasse com o personagem e depois fazia uma eliminação, tendo muita ajuda de Maurício Cândido Jr e Maurício Coelho, que entendia a minha mente cheia de idéias perfeitamente.

O meu conselho é esse: saiba o que quer, saiba escolher e principalmente, não se prenda ao pensamento que o importante é ser famoso que isso atrai público; sim, esse pensamento é verdadeiro, contudo o que importa é que o ator/atriz seja perfeito em sua história e que ele seja lembrado pelo leitor não por seu papel na televisão e sim, pelo papel em sua série virtual, essa é a cereja do topo do bolo para qualquer autor.

— 

Felipe Figueira
Autor de Here I Am
Primeiro construo os personagens, e depois escolho o elenco. Mas enquanto estou esboçando a série, já consigo imaginar como cada personagem se parece. A partir daí, procuro um ator que seja parecido, ou que se encaixe com o papel. Já aconteceu de, em meio à busca, eu escolher o ator/atriz e, então, acrescentar algo ao personagem, mas nunca mudá-lo. Se penso em mudar, desisto do ator/atriz. Caso contrário, eu estaria dando mais importância à personalidade do ator, e não valorizando o personagem que criei.

Há atores que não são muito famosos, mas que se encaixam na série. Aí surge a dúvida: escalá-lo para o elenco ou não? O primeiro "contra" é que há a dificuldade em achar boas fotos e vídeos, que garantem uma boa publicidade (sem publicidade, sem leitores). Além disso, atores reconhecidos chamam a atenção do público (alguns são incentivados a ler só por causa de um determinado ator). Esses "atores não populares" são bons para personagens secundários. Afinal, também não podemos ter um elenco recheado de estrelas para não os deixarmos de lado eventualmente. O público não quer ver a Meryl Sreep, por exemplo, num papel coadjuvante que aparece vez ou outra, quer?


Maurício Cândido Jr
Autor de Breakeven e West Coast
Preciso confessar que montar elenco é uma das minhas partes favoritas na produção de uma série. Como eu vejo muitas séries e filmes, conheço muitos atores e atrizes interessantes e não interessantes, mas é claro que sempre tem aqueles nomes que logo veem na minha cabeça quando eu ainda estou planejando a minha série.

A popularidade de um ator não é algo que me faça o escolher, é claro que é um fator importante, mas não é o principal. Como eu gosto muito de fazer material promocional, eu gosto daqueles com uma grande disponibilidade de fotos, por isso, esse é um dos quesitos principais para eu escalar um ator. Não sou daqueles que adicionam um ator sem ter um personagem para ele, gosto de planejar um personagem e só depois escolher alguém para interpretá-lo, caso contrário, acho que acaba não dando em nada, porque o autor acaba sendo mal utilizado.  

Escolher atores que já tenham trabalhado juntos, apesar de não ser um fator predominante, é algo que eu gosto, porque facilita muito escrever cena para os dois, uma vez que já vi como eles funcionam em cena, como é o exemplo da Jessica Stroup e Shenae Grimes. E sim. A atuação do ator tem importância, e muita, para uma série virtual. Para mim o que mais importa na hora de escalar um elenco, é ver se o autor que eu escolhi encaixa ou não com o personagem, e isso é a parte mais difícil. Já sofri muito com isso. E é claro que não posso esquecer de dizer que só coloco ator e atriz que gosto em série minha. 

0 comentários:

Copyright © 2012 Flashback.
Blogger Template by Clairvo